Pesquisa no Blog

Pesquisa no Blog

Pesquise no blog

segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Uma Nova Maneira de Tirar Fotografias

Uma Nova Maneira de Tirar Fotografias
Muita gente gosta de tirar fotografias, afinal é uma forma de eternizar um momento, podendo guardá-lo para sempre. 

E depois da evolução da câmera, há uma nova forma de tirar fotografias sem a necessidade de uma câmera, acreditam disso?


Mas antes de falar sobre isso, vamos entender...


O que é foto?


Uma foto nada mais é que uma combinação de lentes, que, quando expostas a uma variação controlada de luz em determinada substância, permite que uma imagem seja gravada.


Normalmente esse trabalho é feito pelas câmeras fotográficas, mas agora surgiu uma nova maneira que não é preciso utilizá-las. 

Como assim?


Trata-se de um processo chamado “Kirliangrafia” ou eletrofotografia, no qual as imagens são registradas com a emissão de uma carga elétrica de quase 80 mil volts.


Como funciona?


É um processo no qual, quando uma carga elétrica é emitida em uma superfície metálica, ela faz com que os elétrons presentes na placa pulem da chapa de metal através de uma solução fotográfica. O impulso eletromagnético emitido em plantas, por exemplo, passa pelas flores até chegar a um papel fotográfico.


Ai o que acontece?


Vejam a seguir:

Acontece que para ver o resultado, é necessário ser pintado a mão com a luz branca vinda de uma fibra óptica, com espessura de um fio de cabelo humano.

Quem fez desenvolveu essa técnica?


Essa técnica foi criada por um cientista russo chamado Semyon Davidovich Kirlian (por isso “Kirliangrafia”), que acidentalmente conseguiu registrar o campo magnético que existe em torno dos seres humanos. 


Essa energia ao redor dos seres vivos é o que popularmente pode ser chamado de “aura” ou por alguma outra denominação que possa ter algum cunho religioso. 


Um fotógrafo chamado Robert Buelteman é especialista neste tipo de obtenção de imagens e ele diz que são necessárias em torno de 150 tentativas para se obter apenas uma dessas fotografias.


Vejam abaixo algumas das fotos tiradas por ele:






Incríveis, não é? 

Essas fotos parecem mais efeitos especiais. Se quiser conferir mais fotos acessem o site oficial do fotógrafo

Esse processo não machuca, sendo praticamente “indolor” para as plantinhas, uma vez que, se a tensão aplicada sobre elas é muito alta, o valor da carga elétrica que as atravessa é muito baixo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário