Confira a seguir algumas curiosidades sobre ele:
Leonardo da Vinci nasceu em 15 de abril de 1452, era filho ilegítimo de Piero, um notário e de Caterina, uma camponesa.
Ele foi criado pela família do pai em uma aldeia chamada Vinci, na região Toscana Florentina, e como o pai não o havia reconhecido como filho, assim não lhe dando um sobrenome, o menino passou a ser chamada de Vinci, Leonardo da Vinci.
Leonardo sempre mostrou aptidão para diversos campos do conhecimento desde criança, como matemática, música e artes figurativas.
O menino havia recebido uma excelente educação por parte de sua família paterna, especialmente de seu avô.
Porém para a surpresa de todos foi o pai de Leonardo, vendo o grande talento que seu filho tinha para o desenho, quando ele tinha 15 anos o encaminhou ao atelier de Andréa di Cioni, conhecido como Verrochio que em italiano significa “olho verdadeiro”, ele tinha esse apelido devido a seu olhar penetrante e sincero.
No atelier de Verrochio estudavam muitos artistas conhecidos por todos nós hoje como Perugino, Botticelli e Rafael, entre outros. Leonardo começou seu aprendizado lavando pincéis, varrendo o chão e fazendo muitos outros serviços menores, porém sempre observando.
Após dois anos fazendo tais atividades, o mestre convida Leonardo a pintar um anjo em um quadro que estava fazendo para ver como ele se sairia. Tal quadro era o famoso “Batismo de Cristo”, e o jovem aprendiz ficou incumbido de pintar o anjo que está em primeiro plano à esquerda do quadro.
Quando Verrochio viu o resultado, ficou tão abismado e surpreso com tamanho talento, que diante de seus discípulos ele quebrou os pincéis e disse: “Ele é o mestre, nós é que devemos aprender com ele”.
Nesse momento o mestre demonstrou que fazia jus ao seu apelido e também deu uma importante lição que Leonardo aprendeu: a lição de humildade, a qual levou por toda sua vida.
Desde então Leonardo da Vinci nunca foi esquecido, sendo considerado um dos maiores pintores que já existiu.
O Batismo de Cristo, em que Da Vinci com 17 anos pintou o primeiro anjo à esquerda com túnica azul, percebemos o quão ele difere dos outros personagens e o porquê dele ter sido chamado de mestre por Verrochi.
É incrível as sombras, dobras das roupas do anjo. Com certeza ele merece ser reconhecido como um dos mais talentosos pintores de todos os tempos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário